O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu recentemente os serviços de restauração em um trecho de 42,5 quilômetros da BR-158/RS, abrangendo os municípios de Cruz Alta e Tupanciretã, entre os quilômetros 198,5 e 241. A intervenção, que envolveu um investimento total de aproximadamente R$ 51,7 milhões, resultou na revitalização completa da pista e do acostamento.
As melhorias incluíram técnicas avançadas como a reciclagem de base com adição de cimento, permitindo o reaproveitamento do material degradado da pista para criar uma nova estrutura rodoviária de alta qualidade. Adicionalmente, foram empregados geocompostos, camadas antirreflexo de trincas e asfaltos modificados por polímero, além do reaproveitamento de 100% do material retirado da pista para a restauração dos acostamentos. Estas ações não só minimizaram a geração de resíduos construtivos, mas também contribuíram para a redução das emissões de CO2.
Com o término das obras, o trecho foi devidamente sinalizado e entregue em condições ideais de trafegabilidade, garantindo maior conforto e segurança para os usuários da rodovia.
Importância da BR-158/RS
A BR-158/RS é uma das principais rodovias do Rio Grande do Sul, estabelecida na década de 1970. Ela serve como uma crucial ligação entre o norte e o sudoeste do estado, passando por cidades como Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Panambi, Cruz Alta, Santa Maria, Rosário do Sul e chegando até Santana do Livramento.
O trecho restaurado, que vai do km 198,5 (entroncamento com a RS-342/Acesso para Ijuí/RS) ao km 241 (entroncamento com a RS-392/Acesso para Tupanciretã/RS), enfrenta um fluxo diário de cerca de 4 mil veículos, dos quais 40% são comerciais destinados ao transporte de carga. Esta rodovia desempenha um papel econômico crucial, sendo uma rota vital para o escoamento de grãos, frutas e carnes da região com destino ao Porto de Rio Grande/RS.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: DNIT
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